terça-feira, 23 de março de 2021

Curso de Emergências Aquáticas na Arena Aquática Salvador

 

Curso de Emergências Aquáticas na Arena Aquática Salvador. Prof. Dr. Marcelo Barros de Vasconcellos.

O curso Natação para iniciantes: atitudes, valores e procedimentos o professor irá abordar Anamnese específica; testes de 1º dia de aula; conteúdos atitudinais, comportamentais e procedimentais para natação; processo de adaptação lúdica ao meio líquido; principais tipos de natação e progressão pedagógica; estímulos x motivação para nadar; monitoramento constante da progressão das habilidades aquáticas; utilização das habilidades na Didática para Natação; educativos e deseducativos e por fim novidades na água;



O Cicapef, Projeto de Extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, convida a todos para o 1º minicurso de 2021: "Hidroginástica + segura, benéfica e variada", com o Prof. Dr. Marcelo Barros de Vasconcellos.

 

 Curso voltado para estudantes e professores de educação física. Você poderá comparar os diferentes trabalhos que podem ser feitos na hidroginástica. Terá a oportunidade de ver como é possível monitorar o aluno desde a primeira aula até às mudanças de níveis de cada aluno. Além disso, irá refletir sobre os atuais benefícios da hidroginástica moderna.


quinta-feira, 2 de abril de 2020

NATAÇÃO + SEGURA




Prof. Dr. Marcelo Barros de Vasconcellos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ


A metodologia NATAÇÃO + SEGURA valoriza, primordialmente, a segurança do aluno e a adaptação plena dele ao meio líquido (melhora da aquacidade) com atuação em quatro pilares da natação (flutuação, controle respiratório, consciência corporal e deslocamento) antes do ensino dos quatro estilos. 



Veja a matéria em:
https://revistaempresariofitness.com.br/atividades-aquaticas/natacao-segura/

terça-feira, 4 de junho de 2019

Water Bike na Espanha

Água Viva

No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". 
João 7:37-38


Water Bike na Espanha 2019

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

14º Congresso Carioca de Educação Física


14º Congresso Carioca de Educação Física













Variáveis a serem consideradas na decisão do quantitativo de alunos por turma para segurança na aula de natação
Marcelo Barros de Vasconcellos; David Szpilman; Antônio Santos
SOBRASA RESCUE – PR 2018 e SENABOM 2018 - Categoria: Prevenção ativa
RESUMO

Como citar:  Vasconcellos MB; Szpilman D; Santos A. Variáveis a serem consideradas na decisão do quantitativo de alunos por turma para segurança na aula de natação. SOBRASA RESCUE – PR 2018 e SENABOM 2018.

O papel primordial do professor no aprendizado da natação é acompanhar minuciosamente a evolução dos três pilares da natação (propulsão, flutuação e respiração) fazendo assim a natação monitorada. O aluno pode eventualmente evoluir em apenas um dos pilares, entretanto, sua adaptação ao meio líquido estará incompleta por não atingir todos os 3 pilares essenciais. Aprender a nadar pode ser um aliado na prevenção de afogamentos, contudo os profissionais que ensinam a natação devem estar atentos ao quantitativo de alunos por turma para que a aula atenda aos objetivos dos alunos e não aconteça um incidente durante a aula. O objetivo da pesquisa foi identificar quais os fatores influenciam na decisão dos professores de natação para que eles estipulem o quantitativo ideal de alunos por turma. A metodologia foi de pesquisa transversal quali-quantitativa feita em duas etapas, a primeira, n (107) feita entrevistando professores de natação de academias do Estado do Rio de Janeiro; a segunda, n (44) de forma on line, com questionário autorrespondido por professores de natação que fazem parte do grupo piscina + segura, idealizado pela sobrasa. Ambos tinham que responder sobre a quantidade ideal de alunos na natação, por cada faixa etária e quais fatores influenciavam para decidir a quantidade ideal mencionada. Os resultados sobre quais variáveis influenciam na decisão de quantos alunos por turma foram divididas em três grupos (alunos, professores e ambiente). Os fatores relacionados aos alunos são: altura (cm), aquacidade (crianças), competência aquática (adolescente e adultos), idade, maturidade física e mental, liberação médica (apto ou apto com restrição) e os relacionados a ação do professor: posicionamento com área de visão durante a aula (algum ponto cego do tipo pilastra, etc), experiência do professor, possuir auxiliar dentro d’água (estagiário, outro professor) e em relação ao local: acústica, disponibilidade de material didático para cada aluno, duração da aula (min), luminosidade da piscina, existência de barra nas bordas, presença de guarda-vidas de piscina, possuir plataforma de elevação profundidade, profundidade no local da aula (condições do aluno ficar em pé), tamanho da piscina (distância de uma borda para outra), temperatura da água (oC) e turno da aula. Especificamente para aulas com bebê os resultados apontaram que tanto o professor quanto o responsável que acompanha o bebê na água precisa ter competência aquática. Pode-se concluir que existem muitas variáveis que influenciam o gestor ou professor na hora de decidir quantos alunos por turma devem ser alocados. Os profissionais envolvidos na decisão de quantos alunos por turma devem pôr na piscina em cada horário precisam aliar a qualidade, segurança e a lucratividade em cada turma de natação. Neste sentido a segurança do aluno precisa ser protagonista neste cenário, para que nenhum incidente ocorra durante as aulas de natação. Sugere-se que o professor faça uma reavaliação do seu ambiente aquático constantemente para verificar se esses fatores estão impedindo que a sua aula seja segura. Uma futura investigação sobre o peso da importância das variáveis é extremamente necessária, pois permitirá uma reprodução de formato e um protocolo a ser seguido por professores de natação na segurança de seus alunos.

Palavras chave: natação, segurança aquática e afogamento.