Marcelo Barros de Vasconcellos¹²
David Szpilman¹
Sociedade Brasileira de
Salvamento Aquático¹
Universidade do estado do Rio de
Janeiro²
Vasconcellos
MB, Szpilman D. VII Simpósio de
Educação Física e Dança da UFRJ. Testes
de natação para seleção de homens e mulheres ao curso de guarda-vidas de mar. 2018.
A
seleção de homens e mulheres para a profissão de guarda vidas (GV) têm sido
objeto de estudos no mundo, e a cada ano busca-se aprimorar os mecanismos de
avaliação de egressos para essa profissão, pois há necessidade de se criar um
teste que seja de fácil logística, rápido, prático e que tenha um ponto de
corte ideal para selecionar indivíduos. O objetivo foi verificar qual(is) a(s)
característica(s) do(s) teste(s) é(são) mais eficaz(es) como critério de
seleção de entrada de homens e mulheres aos cursos de GV. A metodologia quali-quantitativa,
feita no google drive com instrutores
GV. Os respondentes (n27), homens, com 38,5% na faixa de 36-45 anos, do Brasil
(25), Espanha (1) e Uruguai (2), destes 45,5 % já eram instrutores por 6-10
anos. Os resultados foram que 73,1% e 76,9% respectivamente consideram que
devem ser iguais o tipo de teste e o tempo. Se por questões operacionais eles
só pudessem realizar um único teste a maioria realizaria biathon (25%).
Os testes mais utilizados foram: flutuação 68 %, apneia dinâmica 56 %, nadar 400m,
nado de aproximação e apneia estática com 44 % cada. Em relação ao tempo/distância
usada para cada teste: no teste de apneia 68,2% mencionaram que utilizam o
tempo de 60", na apneia
dinâmica 62,5 % utilizam 25 m, na apneia vertical 50 % utilizam 5 m, no de nadar
25 m 47,6% utilizam 25"e
42,9 % utilizam 30",
no de nadar 50 m 36,4% utilizam 50",
no nado de aproximação de 50 m 33% utilizam tempo de 1’ e tempo de 1’ e 10 em
ambos, no de nadar 100 m 52,2% utilizam 1’ e 30s, no de nadar 200m 65% utilizam em 5’, no de nadar 400m 47,8% utilizam em 8’, no de nadar 500m 34,8% utilizam em 10’, nadar 800 m 35%
utilizam no tempo de 16’, nadar 1000 m 63,2% utilizam em 21’, de arrebentação 60%
em 15’, teste de flutuação 63,6 % utilizam no tempo mínimo de 15’, biathon no
mar 200m x 200m x 200m 40,9% utilizam no tempo de 8’ e 59,3% disseram que avaliam
técnica do nado. A parte principal da avaliação ainda é centrada na relação
tempo versus distância, faz-se
necessário aprimorar os testes, encontrar um equilíbrio entre a técnica de nado
e o resultado final de cada aluno. Percebeu-se que os tempos/distâncias
sugeridos pelos especialistas na área de formação de GV não estão todos em
sintonia com os testes aplicados nos concursos. Ainda não existe uma
padronização dos testes para egressos no curso de GV. Existe diferenças entre
homens e mulheres, essa última tendo 84% da capacidade física do homem, mais de
70% consideram que as mulheres devem fazer os mesmos testes, com as mesmas
características, pois o oficio da profissão é igual. As diversas habilidades aquáticas
que necessitam ter homens e mulheres ainda não é possível se avaliar com um
único teste, pois não houve consenso entre os instrutores de qual é o teste
único mais eficaz, contudo a combinação de testes pode ser uma alternativa como
por exemplo um biathon com arrebentação e prova de piscina para análise
biomecânica de nado.
Palavras
Chave: Natação, testes, avaliação
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