domingo, 20 de maio de 2018

Testes de natação para seleção de homens e mulheres ao curso de guarda-vidas de mar


Marcelo Barros de Vasconcellos¹²
David Szpilman¹

Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático¹
Universidade do estado do Rio de Janeiro²

Vasconcellos MB, Szpilman D. VII Simpósio de Educação Física e Dança da UFRJ.  Testes de natação para seleção de homens e mulheres ao curso de guarda-vidas de mar. 2018.

A seleção de homens e mulheres para a profissão de guarda vidas (GV) têm sido objeto de estudos no mundo, e a cada ano busca-se aprimorar os mecanismos de avaliação de egressos para essa profissão, pois há necessidade de se criar um teste que seja de fácil logística, rápido, prático e que tenha um ponto de corte ideal para selecionar indivíduos. O objetivo foi verificar qual(is) a(s) característica(s) do(s) teste(s) é(são) mais eficaz(es) como critério de seleção de entrada de homens e mulheres aos cursos de GV. A metodologia quali-quantitativa, feita no google drive com instrutores GV. Os respondentes (n27), homens, com 38,5% na faixa de 36-45 anos, do Brasil (25), Espanha (1) e Uruguai (2), destes 45,5 % já eram instrutores por 6-10 anos. Os resultados foram que 73,1% e 76,9% respectivamente consideram que devem ser iguais o tipo de teste e o tempo. Se por questões operacionais eles só pudessem realizar um único teste a maioria realizaria biathon (25%)Se por questões operacionais, você só tenha como realizar um único teste. Os testes mais utilizados foram: flutuação 68 %, apneia dinâmica 56 %, nadar 400m, nado de aproximação e apneia estática com 44 % cada. Em relação ao tempo/distância usada para cada teste: no teste de apneia 68,2% mencionaram que utilizam o tempo de 60", na apneia dinâmica 62,5 % utilizam 25 m, na apneia vertical 50 % utilizam 5 m, no de nadar 25 m 47,6% utilizam 25"e 42,9 % utilizam 30", no de nadar 50 m 36,4% utilizam 50", no nado de aproximação de 50 m 33% utilizam tempo de 1’ e tempo de 1’ e 10 em ambos, no de nadar 100 m 52,2% utilizam 1e 30s, no de nadar 200m 65% utilizam em 5’, no  de nadar 400m 47,8% utilizam em 8’, no de  nadar 500m 34,8% utilizam em 10’, nadar 800 m 35% utilizam no tempo de 16’, nadar 1000 m 63,2% utilizam em 21’, de arrebentação 60% em 15’, teste de flutuação 63,6 % utilizam no tempo mínimo de 15’, biathon no mar 200m x 200m x 200m 40,9% utilizam no tempo de 8’ e 59,3% disseram que avaliam técnica do nado. A parte principal da avaliação ainda é centrada na relação tempo versus distância, faz-se necessário aprimorar os testes, encontrar um equilíbrio entre a técnica de nado e o resultado final de cada aluno. Percebeu-se que os tempos/distâncias sugeridos pelos especialistas na área de formação de GV não estão todos em sintonia com os testes aplicados nos concursos. Ainda não existe uma padronização dos testes para egressos no curso de GV. Existe diferenças entre homens e mulheres, essa última tendo 84% da capacidade física do homem, mais de 70% consideram que as mulheres devem fazer os mesmos testes, com as mesmas características, pois o oficio da profissão é igual. As diversas habilidades aquáticas que necessitam ter homens e mulheres ainda não é possível se avaliar com um único teste, pois não houve consenso entre os instrutores de qual é o teste único mais eficaz, contudo a combinação de testes pode ser uma alternativa como por exemplo um biathon com arrebentação e prova de piscina para análise biomecânica de nado.

Palavras Chave: Natação, testes, avaliação

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