Natação Monitorada se propõe a apresentar e discutir formas não invasivas de registro e avaliação do aluno de natação desde o primeiro dia de aula (teste de aquacidade) até a performance nos nados, com ênfase no monitoramento sistemático e sobretudo, discutir a importância do professor de natação criar métodos para monitorar o aprendizado do aluno. Essa obra, que trata dos testes desde aquacidade até o nível avançado será de grande valia a todos os profissionais e estudantes da Educação Física, bem como os amantes da Natação, pela organização e abrangência com que o autor trata o tema; breve apresentação histórica; perfil do aluno; anamnese; autoavaliação do Estado de saúde; características dos praticantes, carga de treino e consequências, intensidade de treinamento, o que surpreenderá o leitor, por não ter um foco a nadadores do contexto competitivo; questionários e fichas diversas, entre eles Questionário de Prontidão para Atividade Física; tipos de avaliação; habilidades técnicas de ensino, como ferramenta do processo pedagógico e avaliativo; sugestões de diversos testes, considerando o nível de habilidade aquática dos praticantes e muito mais.

Este livro
apresenta os muitos benefícios que as atividades desenvolvidas dentro de uma
piscina proporcionam. Nesta obra serão exemplificados os benefícios específicos
que a hidroginástica oferece ao participante, independente da faixa etária,
gênero, duração da atividade. Contém também um capítulo voltado para os
benefícios para gestante. Os exercícios aquáticos oferecem ao indivíduo favorecimento,
vantagem, ganho, ou
seja, proveito para o praticante.

Apresenta mais de 50 variáveis que interferem na elaboração de uma aula de hidroginástica e fornece suporte na escolha de um caminho na elaboração de um planejamento semanal, mensal ou anual. Ademais, a obra apresenta mais de 200 tipos de aulas diferentes realizadas no Brasil e no mercado mundial do fitness aquático, o que faz deste material, uma excelente ferramenta de planejamento didático e uma importante fonte de consulta. A Shape traz para o seu catálogo mais uma obra do Prof. Marcelo Barros, tratando de atividades físicas diversificadas na água. É uma obra recomendada para os profissionais de Educação Física e demais profissionais da área da saúde.
Essa
obra é uma demonstração do seu potencial, criatividade e que com certeza, irá
colaborar de forma expressiva com os profissionais de Educação Física, que precisarão
organizar aulas de natação, principalmente aquelas voltadas para a segunda
infância (3 aos 6 anos) cujo significado e a estimulação motivacional das
atividades têm papel fundamental no processo ensino-aprendizagem. Segundo
Fonseca (1995), “a noção de motivação está também intimamente ligada à noção de
aprendizagem. A estimulação e a atividade em si não garantem que a aprendizagem
se opere. Para aprender é necessário estar-se motivado e interessado. A ocorrência
da aprendizagem depende não só do estímulo apropriado, como também de alguma
condição interior própria do organismo (‘sede’, ‘curiosidade’, etc.).” Creio
que a obra irá contribuir para os profissionais de Educação Física conseguirem encontrar
os meios, os estímulos apropriados, mencionados acima por Fonseca, para
propiciar aulas de natação prazerosas e significativas a seus alunos, nos
aspectos relacionados à aprendizagem da natação e à sobrevivência aquática. Parabéns e sucesso, Mestre Marcelo Massaud.

O livro discute uma temática importante e atual no quadro epidemiológico
das populações mundiais de crianças e adolescentes: a obesidade. Partindo de um
estudo populacional entre escolares da rede pública de ensino fundamental do
município de Niterói, RJ, os autores investigaram a prevalência do excesso de
peso e sua associação com as características demográficas e de estilo de vida,
particularmente a atividade física e o comportamento sedentário de assistir TV
nos escolares. Neste aspecto, os autores discutem as possíveis explicações que
podem dar conta da relação entre assistir TV e obesidade, tanto pela atividade
sedentária do comportamento quanto o aumento da ingestão energética que a
acompanha. Discute-se, ainda, a influência do modelo de comportamento dos pais
que pode influenciar no tipo de alimentação, no tempo assistindo TV e no padrão
de atividade física que os filhos realizam, por meio da reprodução do seu comportamento.
A conclusão é de que há necessidade de se criar estratégias sensíveis e
individualizadas para promover a atividade física e substituir o tempo
assistindo TV por um lazer ativo e que envolvam, profissionais de saúde,
professores e pais.

O
livro discute o papel da União, Estado e Município nas ações centradas nos
treze fatores (diretor, escola pública, pais, programas do governo,
nutricionista, professor de educação física, amigos, espaço público esportivo,
médico, propaganda, avanços tecnológicos, segurança pública e psicossocial) que
podem influenciar na prevenção e combate da obesidade em adolescentes
escolares. A saúde, educação e atividade física são evidenciadas como três
pilares de atuação do professor de educação física, único profissional que está
ligado diretamente às três áreas e que deveria atuar na articulação
interministérios/secretarias dessas áreas. A escola, que por essência é local
de ensino e onde o adolescente passa grande parte do dia, é apontada como
ambiente ideal para ações de promoção e conscientização para que os
adolescentes se empoderem em relação a ter estilo de vida ativo, bons hábitos
alimentares, redução de comportamento sedentário e, sobretudo, prevenir doenças
nesta fase da vida e na idade adulta.
Capítulo
nesta publicação em espanhol

En
esta publicación se encontrarán recursos pedagógicos que, con el eje vehicular
de las actividades realizadas en el medio acuático, están divididos en bloques
temáticos. En el bloque 1 se comienza con todo lo concerniente al educador
acuático y su metodología, abarcando tanto la enseñanza acuática del siglo XXI
y/o la decadencia de los profesionales, como aspectos didácticos específicos
del docente como autoridad, empatía, diversión, ubicación, etc. En el bloque 2
se trata el tema de la seguridad acuática, prevención de accidentes y los ahogamientos,
encontrando tanto temas generales como concretos, tales como juegos y
utilización de este contenido desde el punto estratégico. En el bloque 3 abarca
lo relacionado con la enseñanza de la natación, aportando datos sobre la propia
práctica de este deporte, su utilización en las actividades extraescolares de
los niños, su relación con las edades y desarrollo psicomotriz, así como
algunos aspectos didácticos de enseñanza. En el bloque 4 se continúa con el contenido
de Natación en la escuela, presentando el propio programa, formas de llevarlo a
la práctica, así como una reflexión de quién debe dirigir dichas clases. El
bloque 5 es el más amplio, tratando los recursos didácticos que se pueden
aplicar a las clases acuáticas, comentando cómo se pueden utilizar aspectos tan
importantes como la música, los cuentos, las emociones, la profundidad, el
material de flotación, la educación en valores, etc. El bloque 6 abarca los
programas dirigidos a diferentes poblaciones especiales, destacando en este
caso los dedicados a los bebés, mujeres embarazadas y personas diversidad
funcional como autistas. Por último, y en el bloque 7, se hace referencia a la
instalación y sus pautas de actuación, recogiendo una propuesta de presentación
conjunta de programas acuáticos, así como una gran e importante concreción de
las pautas a seguir según las necesidades durante la pandemia del COVID-19. Consideramos
que esta reunión de pequeñas aportaciones, puede suponer una gran visión de las
prácticas acuáticas, y que la variedad de autores, perspectivas, formación,
instituciones a las que pertenecen, circunstancias y aspectos personales, sólo
suponga riqueza del amplio espectro de opciones que este fantástico medio
ofrece. Además, seguimos invitando a profesionales e investigadores a plasmar
aquellas informaciones que puedan ayudar a mejorar a los colegas de este
ámbito, fomentando estasa comunidades de aprendizaje y participando en la
formación conjunta de este colectivo.

Diante da multiplicidade de conteúdos e possibilidades de intervenção presentes no campo da Educação Física, apresentamos neste e-book algumas abordagens em diferentes perspectivas da atuação profissional. Fomentar a produção de conhecimento e estabelecer um diálogo transversal com professores e treinadores parece ser um percurso inevitável para que as intervenções na área se tornem mais efetivas e eficazes.
Por se tratar de uma profissão predominantemente voltada à intervenção, inúmeras variáveis contribuem para a necessidade de aprimoramento contínuo dos profissionais. Muito mais do que conhecer o corpo, as funções musculares, metabólicas, as teorias de aprendizagem e também as teorias do treinamento, precisamos nos adaptar às recorrentes mudanças sociais e estruturais que ocorrem nos distintos meios de trabalho, sejam eles institucionais ou corporativos. A presente obra contempla uma produção alinhada com o contexto escolar, trazendo um olhar sobre o discurso neoliberal envolto no novo currículo da Educação Física. Agrega também um trabalho conectado com as nuances provocadas pelo novo Coronavírus em ambientes de intervenção, tratando especificamente do uso de máscaras e protetores faciais nas aulas de natação e hidroginástica. Já no alinhamento com o esporte de rendimento, agrega dois trabalhos, um tratando de fatores motivacionais para a prática de voleibol em atletas amadores e outro dialogando sobre a periodização do treinamento físico no futebol. Parafraseando o título da obra, as produções aqui contidas são constituídas de “Práticas, Contribuições e Desafios” dentro do campo da Educação Física. Se espera produzir sentidos e significados aos leitores, de forma que os profissionais da área possam aprimorar seus saberes de intervenção, gestão e cuidado. Afinal, somos responsáveis por algumas variáveis que permitem avanços na educação, saúde, produtividade esportiva e qualidade de vida de pessoas nas mais diferentes realidades.
Capítulo 3
COVID-19: USO DE MÁSCARA E/OU PROTETOR FACE SHIELD NAS AULAS DE NATAÇÃO E HIDROGINÁSTICA
Marcelo Barros de Vasconcellos
Capítulo sobre: Fitness acuático + seguro
Neste
trabalho toda uma série de contribuições pedagógicas que um bom número de profissionais
e pesquisadores das atividades aquáticos vêm apresentando ao longo de todo um ano
através da AIDEA, com o objetivo de propor estudos, reflexões, propostas
práticas e diversas interpretações, para atingir o máximo número de educadores
aquáticos. Por este motivo, tem fez o esforço de reunir e organizar tudo de uma
forma lógica e fácil de ler para que seja disseminada entre os diversos setores
envolvidos na processos aquáticos: sujeitos ativos, famílias, profissionais,
gerentes, etc. Nesse
sentido, temas relacionados ao processo de ensino atividades de aprendizagem aquático,
para continuar com os aspectos metodológicos (focado em materiais, recursos,
etc.); Foi dado um grande papel na prevenção aquática, abordando questões de
saber nadar, educação prevenção, identificação de riscos, práticas modelos
seguros e concretos de prevenção. Tem sido completou o trabalho com uma
novidade no campo, abordando a qualificação profissional no ambiente aquático,
para oferecer a nova possibilidade de certificações e acesso ao local de
trabalho. É o
desejo de todos os que participaram que seja bem utilizado, e isso supõe um
novo incentivo para todos aqueles que desejam melhorar e fortalecer suas
práticas aquático, fingindo que se estende por toda a comunidade aquática.

Muito mais do que um livro, caro leitor! Em suas mãos, inspirações de diferentes profissionais que diariamente vivem as práticas aquáticas com foco em natação, atividades aquáticas e hidroginástica. Este livro tem propósito de apresentar reflexões, inquietações, caminhos e soluções na busca de uma experiência aquática mais significativa. Em nosso time de autores, brilhantes e grandes referências nas áreas se debruçaram a oferecer o que há de mais atual e importante em cada tema apresentado. Entregamos a você o que acreditamos ser necessário para uma natação, hidroginástica e atividades aquáticas mais valiosas em pleno século XXI! Convidamos você, a caminhar junto, com cada autor, de mãos entrelaçadas! Seja bem-vindo ao grande universo aquático e aprecie sem nenhuma moderação cada página e vídeo deste livro.

Jigoro Kano cria em 1882, a
Kodokan, que é literalmente, “a escola para estudo do caminho”. Nessa escola
dedica-se não só à prática do “ceder para vencer”, mas ao uso eficiente da
energia mental e física como um princípio educativo para ser vivenciado através
do respeito ao bem-estar e benefício mútuo acrescido ao princípio da eficiência
máxima. Objetivo: O estudo propôs identificar quais são as medidas de prevenção
de acidentes que os instrutores de judô utilizam em seu ambiente de ensino para
deixá-lo mais seguro para as crianças de 4 a 14 anos, e ainda, identificar
quantos instrutores fornecem aos seus alunos algum material com instruções
preventivas e/ou corretivas para evitar acidentes em treinos. Método: O
trabalho é do tipo transversal, uma pesquisa de campo onde foram consultados 55
instrutores de judô, por meio digital, usando o questionário semiestruturado,
no período de 30/01/2021 até 02/02/2021. Resultados e Discussão: Verificou-se
que 89% dos sujeitos investigados já participaram de curso de Primeiros
Socorros evidenciando que reconhecem a necessidade de complementar as suas
habilidades e conhecimentos como instrutores, mas somente 23,6% fornece aos
seus alunos ou responsáveis algum material explicativo sobre prevenção de
acidentes nos treinos. Os resultados mostraram que 100% dos investigados têm
consciência dos acidentes recorrentes neste desporto de luta, não discriminando
a situação de treino ou competição, presenciaram com maior frequência, os
traumas/fraturas (81,8%) e os desmaios (58,2%). A formação acadêmica em
Educação Física foi identificada em 51% dos investigados. Conclusão: Pode-se
concluir que os instrutores de judô têm consciência da importância e
necessidade de prevenção, entretanto há uma baixa porcentagem de agentes
difusores de atitudes preventivas nas aulas. É possível que materiais didáticos
e ações, ambos com foco na prevenção de acidentes nas aulas, ajudem a
transformar o ambiente para a prática de judô mais seguro. Palavras-chave:
Judô. Prevenção de Acidentes. Ensino.

M
uito mais do que um
livro, caro leitor! Em suas mãos, inspirações de diferentes profissionais
que diariamente vivem a natação, de recém-nascidos a idosos, da ambientação ao
treinamento, da segurança aquática às práticas. Em nosso time de autores,
brilhantes e grandes referências nas áreas se debruçaram a oferecer o que há de
mais atual e importante em cada tema apresentado.
São
muitos os benefícios que as atividades desenvolvidas dentro da água oferecem
para os praticantes de hidroginástica. Nesta obra serão exemplificados os
benefícios específicos que a hidroginástica oferece ao participante.
Independente da faixa etária, gênero, duração da atividade, os exercícios
aquáticos oferecem ao indivíduo favorecimento, vantagem, ganho, ou seja, proveito para o praticante. Ademais,
o livro aborda outros itens que dão nome a obra como a maneira de realizar
aulas de hidroginástica + segura para os alunos, variações
e temas de aulas que são realizadas em ambientes aquáticos de piscinas, rios,
lagos, praias, lagoas, etc.
Livro lançado em 2023 - Marcelo Barros de Vasconcellos escreveu um capítulo sobre Turma + segura na natação.
Creio que esse compêndio irá produzir resultados fantásticos,ganhos e conhecimento para todos os leitores. Parabéns meu amigo Prof: Marcelo Barros Vasconcellos.
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