sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Natação é um esporte maravilhoso



 
Natação e Vida Saudável

Prof. Mestre Marcelo Barros
Sabe por que o homem aprendeu a nadar? Por pura necessidade de sobrevivência. Ele precisava pescar para poder se alimentar e o jeito era dar um mergulho em busca do peixe, já que não existiam anzóis. Precisava se locomover e os rios e os mares eram seus caminhos naturais. Portanto, nossos primitivos antepassados não nadavam para se divertir, como a gente faz nas praias e nas piscinas. Talvez por isso é que eles tenham custado a descobrir que a natação também é um esporte maravilhoso-, provavelmente o mais benéfico para o corpo humano, podendo ser praticado em qualquer idade, tanto por bebês como por idosos.
Embora não competissem, os Egípcios do tempo das pirâmides nadavam muito no rio Nilo. Na velha Grécia, as pessoas já sabiam que nadar era um ótimo exercício.
Como esporte, a natação só começou a ser organizada no século XVII, no Japão. Mas ainda ninguém se preocupava em nadar mais depressa que os outros.
Nos últimos anos a natação se tornou um esporte popular devido a vários fatores: clima favorável, piscinas em abundância, rios que cortam cidades, lagos, cachoeiras e praias. Tal popularidade pode ser explicada pela necessidade de se interagir com os ¾ de água que a Terra possui.
Os quatro nados
Existem quatro estilos de natação: nado livre (também conhecido como crawl), nado de costas, nado borboleta e nado peito, mas existem também o nado medley. Você sabe o que é o nado medley? Pense um pouco que eu já respondo.
Todos dizem que a natação é um esporte completo, isso é verdade. É uma prática muito saudável que pode ser feita em qualquer idade e possui diversos benefícios por trabalhar o corpo de uma forma holística.

Benefícios da natação
De acordo com a Aquatic Exercice Association (AEA) os exercícios aquáticos podem ser a forma mais saudável, mais confortável e mais segura de exercícios para muitas pessoas, inclusive a gestante, que graças às propriedades da água terão a redução do peso, sensação de conforto, diminuição das dores nas costas e redução de inchaço nas pernas.
Por que colocar a criança para nadar? 
Aproveite que o calor chegou para colocar seu filho na natação e as suas saídas para praia e piscina serão mais tranqüilas, sem medo de que ele se afogue ou fique sob sua vigilância 24h, na natação ele vai aprender a se auto-salvar e com isso prevenir acidentes indesejáveis.
Ao escolher um local para colocar o seu filho para nadar procure verificar se o mesmo segue os sete passos da sequência pedagógica sugerido por Vasconcellos (2007): Do mais simples para o mais complexo; do mais importante para o menos importante; do mais seguro para o menos seguro; do mais raso para o mais fundo; do mais fácil para o mais difícil; do mais leve para o mais pesado; do mais baixo para o mais alto.
Agora que você já tem motivos para iniciar a natação aprenda sobre o medley, que nada mais é do que um agrupamento dos quatro estilos de nado existentes: o borboleta, o costas, o peito e o crawl. Em uma prova individual, o medley inicia com o nado borboleta, seguido pelo nado costas, nado peito e finaliza a prova com o nado crawl. Já na prova de revezamento medley, o início é dado pelo nado costas (o atleta inicia a prova de dentro da água). Em seguida, o atleta de borboleta dá sequência. Posteriormente, o nado peito e, por fim, o crawl.
Envie um e-mail com sugestões de tema para próxima postagem de vida saudável                                                          Docente da Cap UERJ
Autor do Livro: Natação Natural
professormarcelobarros@hotmail.com 
VASCONCELLOS, MARCELO BARROS. JP - Jornal Paraíso. VIDA SAUDÁVEL. Natação é um esporte maravilho. Edição nº 3, ano I, São Gonçalo, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário